Contagem Regressiva

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mensagem Pastoral!

Perdidos para o Paraíso.
 É incrível como perdemos muitas coisas apenas por acreditarmos que não precisamos delas. Depois de quase um ano em João Pessoa, já posso dizer que sei andar pela cidade. Vou a todos os lugares: igrejas, shoppings, centro, sei onde ficam as casas de auto-peças, rodoviária e aeroporto. Já me habituei com as ruas e pontos de referência, e não importa onde estou sempre encontro o caminho para minha casa. Isso até hoje.

Fui ao mecânico pela manhã. As férias estão chegando precisava fazer uma revisão para a longa viagem de retorno para Bahia. Sabia que ao deixar o carro precisaria de uma carona para casa, mas não foi isso que aconteceu. Depois de saber que minha carona não viria, segui em direção a uma das principais avenidas da cidade. Um ponto de ônibus era o meu objetivo mas não o meu destino final. Uma dúvida pairava: 'Como voltar para casa?'. Eu sabia o caminho que deveria trilhar para chegar ao meu lar, mas não sabia que ônibus pegar. Conhecia o caminho, mas não sabia como fazer para percorrê-lo.
E assim, muitos também se encontram na vida espiritual. Estão na igreja há um, cinco, dez, trinta ou mais anos. Conhecem o caminho que leva ao céu. Sabem dos desvios, os atalhos. Mas fazem da pergunta do jovem rico a sua também: 'Senhor, o que devo fazer para ser salvo?' (Mc. 10:17). Estão perdidos no meio do caminho.
A resposta de Jesus demonstra três aspectos pelos quais teremos que passar: Obediência, abnegação e fé. Não necessariamente nessa mesma ordem. Primeiro Jesus expõe a necessidade de sermos obedientes. Obedientes a que? À Sua lei, a seus mandamentos, a seus preceitos. E essa obediência deve vir seguida de uma abnegação. Devemos matar o nosso "eu". sacrificá-lo. Submetê-lo à vontade do próprio Deus. Nos desfazer daquilo que nos prende a esse lugar, a essa vida, a esse mundo. Tudo isso para alcançarmos o propósito de seguí-lo. Mas como disse anteriormente, não nessa mesma ordem. Seguir a Jesus, é o primeiro passo desse caminho.
Jesus foi um pregador itinerante. Suas viagens nem sempre eram para lugares agradáveis. Em muitos lugares, nem mesmo um local para descansar lhe era preparado. Ao desafiar o jovem a seguí-lo Jesus estava lhe dizendo que não lhe dava garantias de uma vida melhor. Por isso que, afim de preparar o jovem para os as dificuldades dessa jornada, Jesus lhe pediu que desse tudo o que tinha, porque o mais importante Jesus lhe daria: a sua constante presença em todo o caminho.
Todos estamos hoje em um caminho e logo chegaremos em algum lugar. Embora muitas vezes pareça que estamos perdidos, uma certeza não podemos deixar de lado: Jesus ainda está conosco.
Ah, ficou curioso pra saber como cheguei em casa? Perguntei para um outro viajante que ônibus deveria pegar. Não demorou muito ali estava eu, feliz por estar no caminho certo em direção ao lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário