Contagem Regressiva

sábado, 7 de abril de 2012

Meditações Diárias - 07 de abril



ENFRENTANDO AS CRÍTICAS
“Respondeu o rei de Israel a Josafá: Há ainda um, pelo qual se pode consultar o Senhor, porém eu o aborreço, porque nunca profetizou de mim o que é bom, mas somente o que é mau. Este é Micaías, filho de Inlá. Disse Josafá: Não fale o rei assim.” 1 Reis 22:8

Críticas. São poucos os que sabem conviver com ela. A maioria das pessoas prefeririam viver sem ter que ouví-las ou dizer-las. Mas, críticas são e sempre serão necessárias para o crescimento e amadurecimento de todos nós.
Em minha opinião, não existe crítica destrutiva. Nós é que possuímos a capacidade de nos destruir diante de críticas dirigidas a cada um. Com isso não quero dizer que quem critica tem sempre boas intenções. Não, não é isso. Aqueles que nos criticam podem realmente ter a intenção de nos derrubar, fazendo-nos jogar por terra nossos sonhos, desejos e aspirações, mas e daí? É a maneira como me comporto diante dessa crítica que irá me derrubar e destruir ou me consolidar. Na realidade, penso que cada crítica é na verdade uma condição que alguém nos dá realizarmos grandes coisas. Sempre que nos criticam temos a oportunidade de corrigir os erros, se as críticas tiverem fundamentos, e alçarmos grandes vôos.
Contudo nem todos agem assim. No verso de hoje, Josafá, rei de Judá, encontra-se com Acabe, rei de Israel. Em dado momento da conversa, Josafá pergunta se em Israel existe um profeta verdadeiro com o propósito de consulta-lo sobre o envolvimento de Israel ou não em uma batalha. A resposta de Acabe é o verso que escolhi para nossa reflexão hoje: “Há ainda um, pelo qual se pode consultar ao Senhor, porém eu o aborreço, porque nunca profetizou de mim o que é bom, mas somente o que é mau”.
Em outras palavras, Acabe estava dizendo: “Bem, existe um que se diz ser profeta, mas certamente ele tem alguma coisa contra meu governo, minha forma de administrar ou a minha pessoa, porque ele nunca fez nenhum elogio, nem uma palavra de incentivo, nunca disse coisas boas a meu respeito. Sempre foram críticas  e mais críticas”.
Talvez você já tenha passado por isso. Talvez você já tenha encontrado alguém que nunca o tenha elogiado ou dito palavras motivadoras sobre você, seu trabalho ou sua atividade. É provável que ao longo da vida, encontremos pessoas assim. Mas, não era esse o caso de Acabe e Micaías.
Acabe era um rei que influenciado por sua esposa, Jezabel, havia se afastado completamente do ideal de Deus para si, e junto havia levado todo o reino para a apostasia. As mensagens de Micaías eram duras, mas eram críticas que se levadas em consideração teriam ajudado Acabe a fazer uma reforma em si e em seu reino. Acabe preferiu acreditar, embora tenha ouvido o conselho de Josafá de que não tivesse os conselhos e profecias de Micaías como algo pessoal, em seus próprios conselheiros a ouvir as palavras do servo do Senhor.
Muitas vezes somos tentados a isso também. Queremos achar amigos, ou situações que justifiquem nosso erro. As vezes, procuramos até mesmos na própria palavra de Deus versos que venham tornar aceitável alguns pecados que cometemos, com o objetivo de tentar tornar certo aquilo que sabemos ser errado.
Por isso, da próxima vez que ouvir uma criticas sobre você faça uma auto análise assim: “A crítica pode estar certa? Posso ter realmente agido assim?” Aproveite para mudar de atitude sempre que as críticas forem verdadeiras. Use-as como um trampolim e certamente você alcançará grandes vôos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário