Contagem Regressiva

terça-feira, 27 de março de 2012

Meditações Diárias - 27 de março



E SE...
“Se andares perante mim como andou Davi, teu pai, com integridade de coração e com sinceridade...” 1 Reis 9:4

“Se”, quando empregado no início de uma frase, torna-se uma conjunção subordinativa condicional. Isso quer dizer que para tal acontecimento da frase acontecer existe uma condição. E assim é em muitos aspectos em nossa vida.
Por exemplo, para se ter um salário é preciso ter um emprego. Para se ter saúde, é preciso estar atento e praticar alguns princípios. Para fazer um carro funcionar, é preciso tê-lo abastecido. Para se ter conhecimento, é necessário dedicar-se aos estudos. E por assim vai.
O termo “se”, também tem um ar de  nostalgia. Geralmente o empregamos para expressar um arrependimento, ou um desejo de voltar no tempo e fazer tudo diferente: “Se tivesse ouvido meus pais!”, “Se tivesse estudado mais!”, “Se não tivesse bebido tanto!”, “Se não tivesse cedido e dormido com meu namorado(a)!
Salomão era o mais honrado de todos os reis da Terra. Quando perguntado por Deus acerca de seu desejo, sabedoria foi a sua resposta. E Deus a concedeu a Salomão. Além de sabedoria, Deus lhe deu também muito mais do que havia pedido. Ouro, prata, bens, vitória sobre os inimigos, fama.
Ao conceder tais bênçãos a Salomão, Deus sabia do alto risco que correria. Risco de afastar-se do doador de todas as coisas. Por isso Deus o adverte: “Se andares perante mim como andou Davi, teu pai, com integridade de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei e guardares os meus estatutos e os meus juízos, então, confirmarei o trono do teu reino sobre Israel para sempre, como falei acerca de Davi teu  pai, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel.” 1 Reis 9:4, 5.
A manutenção da linhagem de Salomão no trono estava condicionada a uma coisa: fidelidade a Deus acima de tudo. Havia uma condição para a felicidade real e do povo de Israel. Essa condição passava por 4 pontos:
1)      Integridade de coração: Foi esse o pedido de Davi no salmo 51. Davi pediu um coração puro, integro, reto. Um coração íntegro nos faz escolher por caminhos justos.
2)      Sinceridade: Honestidade para consigo mesmo e acima de tudo, honestidade para com Deus. Nada de inventar desculpas para justificar nossas falhas, nossos erros, mas reconhece-las honestamente.
3)      Agir segundo a ordem divina: Por vezes pensamos que nossos caminhos são melhores que os de Deus. Agimos segundo a nossa vontade, buscando o nosso interesse. Muitas vezes não buscamos orientação divina antes de dar o primeiro passo. Deus requer que o escutemos e aprendamos a seguir suas orientações. “Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros, credes em seus profetas e prosperareis.”2 Cr. 20:20
4)      Obediência à sua lei: A observância à lei do Senhor, é prova de nosso amor e entrega a Ele. “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15
Se Salomão, tivesse atentado para todos esses pontos, certamente teria conduzido o povo de Israel a um relacionamento muito mais íntimo com Deus, e não teria constatado que tudo o que alcançou não passou de vaidade. Aceite o “se” condicional para sua felicidade, para no futuro não ter que usar o “se” como fruto de um arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário