Contagem Regressiva

sexta-feira, 30 de março de 2012

Meditações Diárias - 30 de março


ALIVIANDO A CARGA
“Se, hoje, te tornares servo deste povo, e o servires, e, atendendo, falares boas palavras, eles se farão teus servos para sempre.” 1 Reis 12:7

Submissão! Palavra que não existe no vocabulário de muitas pessoas. Para alguns, submeter-se a outras pessoas é algo impossível. A vaidade, o orgulho próprio, não permitem que tal coisa aconteça. Assim também o foi para Roboão.
Em seu período de apostasia, Salomão impôs imenso e forçado trabalho para os filhos de Israel com o propósito de construir para si um suntuoso império. Além de todo trabalho forçado, pesados tributos eram cobrados de todo o povo.
Com a morte de Salomão, o povo de Israel encaminhou a Roboão,, o sucessor do trono, um pedido para que tanto o trabalho forçado quanto os tributos foram diminuídos. Roboão, inexperiente no ramo da política, buscou orientação dos conselheiros de Salomão. Homens sábios e experientes que conviveram com Salomão.
O conselho deles foi o relatado em 1 Reis 12:7. Em outras palavras os conselheiros disseram: “Torne-se servo hoje, para ser um rei amanhã.” As vezes, é preciso retroceder para se ganhar alguma coisa. Algumas vezes é necessário dar uns passos para trás afim de se obter impulso necessário para superar um obstáculo. Era esse o conselho dos sábios. Atenda o pedido do povo. Retroceda. Recue. Submeta-se à vontade deles.
Tal conselho não foi bem visto pelo jovem rei, que resolveu aconselhar-se também com aqueles que foram seus amigos de infância. Tais amigos, viam no conselho dos anciãos, para submeter-se ao pedido do povo um sinal de fraqueza. e aconselharam Roboão a fazer exatamente o contrário: Aumentar o trabalho e os tributos. Esse conselho, foi  prontamente atendido por Roboão que viu logo em seguida, o seu reino caindo ante seus olhos e dividindo-se em 12 tribos das quais apenas 2 ficaram sob seus domínios.
O próprio Cristo quando aqui esteve deu sinais de que antes de ser Senhor todos nós temos que ser servos. Mateus 20:28 nos diz que o Filho do homem não veio para ser servido e sim para servir. Em João 12:26, Jesus nos diz que somente conseguiremos segui-lo se antes conseguirmos ser servos. Em Romanos 9:12 podemos ler que o maior servirá o menor. Lucas 22:26 encontramos Jesus dizendo que o maior será o menor, e o menor será como o maior, e aquele que dirige será como o servo.
Em todos esses textos e em muitos outros podemos observar que na palavra de Deus, orgulhosos e vaidosos, pessoas que buscam a si em primeiro lugar, tais como Roboão, estão caminhando a passos largos para sua própria destruição.
Deus deseja que em primeiro lugar nos submetamos a Sua vontade. Fomos criados por Deus com o objetivo de amá-lo e servi-lo, não como escravos forçados a isso, mas como pessoas livres que o fazem como gratidão. Mas, Deus também deseja que aprendamos que em seu reino não existe maiores nem menores. Somos todos iguais. Portanto aqui nessa terra, somos chamados a aliviarmos as cargas uns dos outros nos ajudando mutuamente a alcançarmos o maior de todos os objetivos: a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário